Informações úteis sobre os vidros refletivos
Os vidros refletivos, mais conhecidos como vidros espelhados, são grandes aliados no aumento da eficiência energética e do conforto ambiental. Estes vidros que garantem um controle eficiente da intensidade da luz e dor calor que são transmitidos para dentro dos ambientes proporcionando locais mais aconchegantes e elegantes.
A transformação dos vidros em vidros refletivos acontece após a aplicação de uma camada metalizada em uma das faces. O vidro nessa etapa pode passar por dois processos: o pirolítico ou de câmara a vácuo. No modo pirolítico, o vidro recebe a camada metalizada durante o processo de fabricação, já no método de câmara a vácuo, os óxidos são depositados em lamina de float que já sofreram processamento.
Características e benefícios dos vidros refletivos
Os vidros refletivos trazem como benefício o controle solar (transmissão e à reflexão de luz e calor nos ambientes), o isolamento térmico (garante setenta por cento de passagem do setor), barragem de raios ultra violeta (quando laminado filtra quase cem por cento dos raios uv), economia de energia (diminuição da utilização do ar-condicionado e racionalização no uso da luz elétrica), maior luminosidade (ajuda a controlar a incidência de luz no ambiente que incide no vidro). Entre os locais em que mais são utilizados os vidros estão:
- Fachadas;
- Portas;
- Janelas;
- Sacadas;
- Coberturas.
Os vidros refletivos podem ser laminados, insulados, serigrafados ou temperados, porém são necessários alguns cuidados em situações especiais, os vidros que passam pelo processo a vácuo não devem ser temperados e o método de serigrafia deve ser feito antes do depósito dos óxidos. Os refletivos pirolíticos poderão ser temperados e serigrafados após o processo de pirólise (decomposição pelo calor).
Pesquisa e aquisição dos vidros refletivos
Para adquirir os vidros refletivos, deve-se optar por empresas com ampla vivência e experiência de mercado, que possua todas as certificações tanto dos vidros quanto da empresa e também ter em sua equipe técnica, pessoal treinado e altamente qualificado, para que os projetos sejam realizados conforme o contrato evitando assim problemas jurídicos e financeiros.
Pesquise nos sites por projetos realizados e contate os clientes atendidos para saber sobre o grau de satisfação das obras realizadas, visando ter subsídios para uma contratação mais eficaz.